Foto: Mateus Ferreira (Diário)
Arquivo.
A madrugada e o início da manhã deste sábado (25) foram marcados por fortes rajadas de vento norte em diversas regiões do Rio Grande do Sul. De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, as rajadas ultrapassaram os 70 km/h em algumas cidades. Em Santa Maria, o vento chegou a 68 km/h. A Defesa Civil Municipal registrou, até as 12h, cinco imóveis destelhados e três quedas de árvores. Não há desabrigados/desalojados,e ninguém ficou ferido.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Vídeos dos estragos circularam pelas redes sociais nas primeiras horas manhã. Entre as imagens, é possível ver postes caídos, telhas espalhadas em vias movimentadas e tapumes de obras derrubados pela força do vento.

Trânsito
Três semáforos ficaram inoperantes por falta de energia, mas já foram consertados e estão funcionando normalmente. A orientação aos motoristas é que informem ao Ciosp pelo telefone 153 ou pelo WhatsApp (55) 9 9931-1244 caso identifiquem alguma situação de risco ou perigo nas vias municipais.
Sem risco de temporal
Conforme o especialista, o fenômeno atingiu também outras partes do Estado, com destaque para áreas do Noroeste, Missões, Serra e Região Metropolitana. Apesar da instabilidade, não há risco de temporais nas próximas horas, mas há previsão de raios e 20 mm de chuva até as 18h deste sábado. Na madrugada e manhã de domingo (26) pode haver pancadas de chuva esparsas, de até 5 mm no total do dia.
— Que madrugada e início de manhã de ventania no Rio Grande do Sul. As rajadas foram muito fortes, especialmente no Centro do Estado. Depois de todo esse vento, o tempo tende a mudar gradualmente até domingo à tarde — explicou Verardo.
Frente fria
Segundo o meteorologista, a aproximação de uma massa de ar seco vai modificar o cenário a partir deste domingo (26), especialmente nas regiões Oeste, Campanha e Sul, onde o tempo deve melhorar com a redução da nebulosidade e aberturas de sol.
Com o avanço dessa massa de ar, as temperaturas também devem cair. O domingo (26), portanto, será mais frio e com o tempo firme em boa parte do Rio Grande do Sul, marcando o fim da sequência de ventos fortes que atingiram o Estado nas últimas horas
Confira as máximas e mínimas para os próximos dias
- Sábado (25): mínima de 19°C - máxima de 26°C
- Domingo (26): mínima de 16°C - máxima de 24°C
- Segunda-feira (27): mínima de 13°C - máxima de 26°C
- Terça-feira (28): mínima de 15°C - máxima de 20°C
- Quarta-feira (29): mínima de 14°C - máxima de 21°C
- Quinta-feira (30): mínima de 12°C - máxima de 22°C